A obrigatoriedade do diploma de Jornalismo

É necessário o diploma de Jornalismo para exercer a função?

Por k43g0n Publicado em 21 de Agosto, 12:11

No ano de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência do diploma de graduação em jornalismo para exercer a profissão de jornalista. O assunto voltou a ser rediscutido em 2012, quando o Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2012, cuja proposta era restabelecer a obrigatoriedade do diploma. No entanto, a PEC ainda aguarda a votação na Câmara.

 

 

Essa discussão envolve pontos extensos e conflitantes. Por um lado, há quem defenda que a graduação na área prepara o profissional, proporcionando uma base segura para a atuação na área da comunicação. Já alguns críticos pontuam, porém, que em países democráticos não há exigência do diploma para exercer a profissão. Dessa maneira, há atualmente uma extensa área de atuação dentro do jornalismo também para os estudantes de outras graduações que se interessam por trabalhar nos veículos de comunicação.

Os meios digitais

As novas tecnologias e a crescente relação de proximidade com as redes sociais transformou a produção digital em um canal de comunicação em constante crescimento. Como reflexo, os profissionais da área devem se adaptar e aprender a dominar não apenas o estilo de redação adequado às plataformas digitais, mas também as ferramentas que permitem analisar seus dados quantitativos e qualitativos de performance.

Atualmente, o novo profissional que atua nos meios digitais deve ser capaz de compreender quais as palavras-chave mais buscadas pelos usuários, o número de cliques que um conteúdo recebe ou qual o melhor horário para publicá-lo em um site, por exemplo.